Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/magiccity/www/blog/wp-content/themes/gillion/inc/widgets/posts-slider/views/widget.php on line 31

Como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia
Dicas

Como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia

“Será que eu vou ficar doente?”, “Será que alguém da minha família vai pegar o vírus?”, “Será que vou perder o emprego?”, “Quanto tempo isso tudo vai durar?”. Novo coronavírus. O assunto mais falado das últimas semanas afetou a rotina de muita gente. E é normal surgir esse tipo de dúvida. Seguir a recomendação de ficar em casa é necessário. É preciso ficar atento e cuidar da saúde mental em tempos de isolamento social. Veja algumas dicas para ajudar neste momento.

 

Equilíbrio com as notícias

O novo coronavírus é o principal assuntos dos jornais e notícias de todo mundo. Será que receber essa enxurrada de informações diariamente faz bem para a nossa saúde mental? É óbvio que você deve se manter informado, mas é necessário encontrar um ponto de equilíbrio. Passar horas e horas assistindo jornais ou buscando notícias pode estimular sentimentos de ansiedade e angústia. Procurar ler ou assistindo somente o necessário. Tenha cuidado com as fake news também! Em tempos de pandemia, muitas notícias falsas têm circulado nas redes sociais e WhatsApp. Filtre e pesquise para ter certeza de que a informação é verdadeira ou não antes de compartilhar.  

 

Sono

Ficar em casa pode parecer um convite para passar mais tempo na cama. Porém, tente manter sua rotina de sono. Escolha um horário para dormir e acordar e tente seguir todos os dias. Dormir pouco e dormir em excesso trazem prejuízos para o corpo e para a saúde mental também. Cuidar da higiene do sono é fundamental para se manter saudável e vai ajudar quando chegar o momento de voltar a rotina.

 

Alimentação

Uma queixa muito comum das pessoas durante o período de quarentena é comer demais. Para muitos, é um desafio ficar em casa e não atacar a geladeira o tempo todo. Mas, usar a comida para descontar a tensão desses dias não é uma solução. Tente manter uma alimentação balanceada com frutas, verduras e legumes. Mantenha também horários fixos para cada refeição. Não abuse de bebidas alcoólicas. 

 

Rotina

Não sair de casa muda muito o nosso cotidiano. Por isso, é preciso buscar uma certa “normalidade” em meio a tudo isso. Rotina é a palavra! Use uma agenda, se preferir, e separe horários para cada atividade para seguir. Home office, refeições, estudos, lazer. Tudo precisa estar descrito. Isso ameniza as mudanças e efeitos do isolamento.

 

Atividades em família

O isolamento social é um momento de incerteza não só para você, mas também para as pessoas com que você divide o teto. Encontre atividades que envolvam todos os moradores. Assistir um bom filme ou série. Brincar com jogos como cartas, Uno, damas, dominó, stop, xadrez e etc. Faça rodas de conversas. Ouça as preocupações, medos e esperança de quem está perto de você. É importante manter a saúde mental de todos em dia.

 

Saúde mental das crianças

Você têm filhos, enteados ou irmãos menores? É necessário ter atenção com eles também. Mudanças no comportamento, dormir muito ou pouco, não comer ou comer excessivamente, instabilidade emocional são alguns sinais que a criança precisa de ajuda profissional. Para ajudá-los a manter uma boa saúde mental, procure mantê-los ocupados. Temos um post com brincadeiras divertidas para eles, é só clicar aqui. Separe um tempo para ficar com eles. Livros, jogos educativos, bons filmes e séries ajudam os pequenos a não ficarem entediados.

Essas são nossas dicas para manter a saúde mental durante a quarentena! Quer saber mais dicas de combate o novo coronavírus? Clique aqui e confira!

Este artigo foi incluído na campanha sobre o Dia da Felicidade da editora educativa Twinkl.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *