Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Saiba mais sobre o novo coronavírus
Dicas

Saiba mais sobre o novo coronavírus

Coronavírus. O nome mais falado mundialmente nas últimas semanas. Tem assustado e mudado a rotina de muita gente. Os noticiários trazem palavras que não estavam no nosso cotidiano como  quarentena, isolamento social, pandemia, covid-19. Mas, e você? Já entendeu o que significa tudo isso? Sabe como se prevenir? Nesse blog post, vamos esclarecer dúvidas e deixar dicas para ajudar no combate desse vírus.

 

O que é o novo coronavírus?

 

O novo coronavírus é um tipo de vírus altamente contagioso que causa infecções respiratórias e pode levar à morte. Os primeiros casos da covid-19 (doença causada por este vírus) foram registrados na China em dezembro de 2019. Desde então, o coronavírus tem se espalhado com facilidade por vários países e chegou ao Brasil em fevereiro de 2020. Com grande parte do globo contaminado, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a situação como pandemia.  

 

Quais são os sintomas causados pela Covid-19?

 

Os sintomas causados pela Covid-19 são semelhantes aos de um resfriado comum. Os principais sinais clínicos relatados são: Febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar. Em cerca de 2 a 3% dos casos, a doença pode levar à morte.

 

Como o coronavírus é transmitido?

 

 A transmissão do coronavírus acontece pelo ar e pelo contato direto com secreções de uma pessoa contaminada. Como, por exemplo: Gotículas de saliva, tosse, espirro, catarro, contato próximo como abraços e aperto de mão e contato com objetos e superfícies contaminados.

Como se prevenir da Covid-19?

 

Os principais cuidados para evitar a transmissão do novo coronavírus são:

 

  • Evite sair de casa. O Governo do estado de São Paulo decretou uma quarentena para diminuir o ritmo de contaminação. Colabore e só saia de casa em caso de extrema necessidade.
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Utilize álcool em gel quando não for  possível lavar.
  • Evite tocar o rosto, olhos, nariz e boca.
  • Evite ter contato com pessoas doentes.
  • Cubra a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar.
  • Reforce a limpeza de objetos muito utilizado como celular, carteira e bolsas.
  • Cuidado com as fake news (notícias falsas). Desconfie de informações compartilhadas no WhatsApp e em redes sociais. Informe-se através do órgãos oficiais e veículos de comunicação de credibilidade

 

Utilizamos como fonte para este texto, dados do Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

Você também pode combater o novo coronavírus! Faça sua parte! Fique em casa!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *