Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/magiccity/www/blog/wp-content/themes/gillion/inc/widgets/posts-slider/views/widget.php on line 31

Rio Balainho: Conheça mais sobre o rio que corta o Magic City
Acontece aqui

Rio Balainho: Conheça mais sobre o rio que corta o Magic City

Você sabia que um rio passa no meio do Magic City? Sim, o rio Balainho. Sua nascente fica a cerca de três quilômetros do parque, no meio da Mata Atlântica, na região do distrito de Palmeiras, em Suzano, na grande São Paulo. 

O rio Balainho tem 50 quilômetros de extensão e deságua na represa de Taiaçupeba, que faz parte do Sistema Produtor Alto Tietê (Spat) do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). O manancial de águas cristalinas é muito importante para o abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo e é responsável por auxiliar no abastecimento de água potável para cerca de cinco milhões de pessoas.

Ao longo de sua existência, o Parque Aquático Magic City continuamente realiza diferentes trabalhos em prol da preservação do rio Balainho, um grande patrimônio natural da cidade de Suzano. Por isso, toda a área de fauna e flora que fica nas dependências do parque é protegida através de diversas ações realizadas com frequência, como reuso da água, plantio de árvores nativas e doações de mudas de plantas para moradores da região de Suzano. 

O Magic City também possui um sistema próprio de tratamento de efluentes (ETA), já protocolado e vistoriado por órgãos responsáveis e que, em breve, receberá ampliação e se tornará uma das maiores estações privadas de tratamento esgoto da região.

      Para conscientizar crianças e adolescentes sobre a preservação ambiental e levar conhecimentos sobre o ciclo da água, o Magic City criou o projeto pedagógico “Água é vida!”. Os alunos participam de uma trilha ecológica e podem observar um pouquinho da mata atlântica que rodeia a área do complexo e o rio Balainho. Durante a caminhada, os monitores abordam temas como o uso consciente dos recursos naturais, aproveitamento da água de chuva, efeitos no solo e enchentes, impactos do homem nas cidades, áreas rurais e florestais, além de exemplificar ações para uso sustentável. O conteúdo é enriquecido com jogos educativos para uma maior interação.

Outro destaque na preservação do Balainho, aconteceu em 2018, com o apoio do Magic City e parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e o Rotary Club, o projeto “Caminhos do Ribeirão Balainho” participou e venceu o prêmio internacional “World Water Day” em Toronto, Canadá. O programa contou com ações de preservação ambiental como expedições para estudos e análises da água,  plantios de mudas nativas para preservação da vegetação que engloba a bacia e instalações de fossas biodigestoras, que têm a função de filtrar os dejetos para que não agridam o meio ambiente. O projeto contou com apoio de voluntários, incluindo a engenheira ambiental Juliana Cardoso, Fundação SOS Mata Atlântica, grupo de escoteiros de Suzano  e alunos da Escola Estadual Helena Zerrenner.

  O complexo de lazer Magic City vem ampliando o setor de hotelaria de forma sustentável. E por isso, criou as Eko Suítes, que são apartamentos instalados em contêineres, construção do tipo seca que gera menos resíduos e tem menor uso da água. A novidade conta com energia solar e sistema de tratamento térmico de alta eficiência. Equipamentos internos como ar condicionado, frigobar, e internet de alta velocidade também possuem desempenho de baixo consumo energético.

Outras ações de preservação do rio Balainho e da região da Mata Atlântica estão no planejamento do parque, que visa um futuro cada vez mais sustentável.

Clique no banner para garantir um dia de muita diversão no Magic City.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *