Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Como educar os filhos na adolescência? Confira 4 dicas!
Sem categoria

Como educar os filhos na adolescência? Confira 4 dicas!

A adolescência se apresenta como uma fase que traz muitas questões entre pais e filhos. A tarefa de lidar com esses pontos e descobrir como educar os filhos na adolescência é, por vezes, envolta em dúvidas de como trabalhar com as mudanças corporais e comportamentais dos jovens.

Para o crescimento adequado dos filhos é fundamental que os pais tenham atenção e saibam que esses momentos são importantes para a formação e amadurecimento dos adolescentes. A relação nessa fase pode ser mais complicada e conturbada, mas são essenciais para o desenvolvimento das crianças.

Neste post, separamos 4 dicas de como educar os filhos nessa etapa delicada que é a adolescência. Vamos lá?

1. Preze pelo diálogo

Manter um bom relacionamento com os filhos nesse período passa por conseguir dialogar sem que esse contato se transforme em discussões. A explosão de hormônios e emoções e a sensação de que os adolescentes sempre sabem o que estão fazendo torna isso um pouco mais difícil. Mas, ainda assim, é possível manter a proximidade e dialogar.

Aproveitar os momentos que estão juntos — como as refeições ou passeios em família — são ideais para conversar e fortalecer o vínculo. Perguntar sobre o que o adolescente gosta, quais seus interesses e planos demonstra abertura para que ele fique confortável e consiga se abrir.

2. Converse sobre sexualidade

Desde crianças os assuntos começam a surgir, e com a adolescência a curiosidade aumenta ainda mais. Ainda hoje a sexualidade é um assunto tratado como tabu em muitos lares. Os pais deixam que seus filhos descubram por conta própria como funciona a vida sexual, mas isso pode trazer consequências desastrosas.

Assim como no tópico anterior, conversar e esclarecer dúvidas ainda é a melhor maneira de educar os adolescentes sobre esse assunto. A orientação é o caminho ideal para transmitir as informações e educar sobre essas questões.

3. Valorize suas ideias e pensamentos

É comum que os jovens se sintam incompreendidos, como se não fossem valorizados e só recebessem críticas. Ouvir com interesse o que eles pensam e sentem sem menosprezar seus sentimentos ou diminuir suas ideias é uma boa maneira de ter um relacionamento saudável.

Deixar as lições de moral apenas para momentos muito específicos ajuda a não desgastar a ligação entre pais e filhos adolescentes. É importante estar por perto em todos os momentos para acompanhar o crescimento, mas sem sufocar.

4. Acompanhe como eles estão indo na escola

Crianças que sempre tiveram ótimas notas podem deixar cair seu rendimento durante a adolescência. Muitos jovens utilizam esse mecanismo para afetar seus pais, o que demonstra a intenção de chamar a atenção.

Repreender e usar conceitos ultrapassados não são boas ideias. O principal é não pressionar e cobrar bons resultados de forma agressiva, mas sim conversar apontando como lidar com essas questões. Apenas esclareça como os estudos são importantes e que eles devem ter dedicação para o seu próprio bem.

Apesar de complexa, a melhor forma de como educar os filhos na adolescência é estar por perto e mostrar compreensão nessa fase que pode ser tão difícil nas vidas de qualquer pessoa. Passar os valores que o jovem precisa saber é um gesto de amor e deve ser feito com cuidado.

Achou o conteúdo interessante? Compartilhe nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *