Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/magiccity/www/blog/wp-content/themes/gillion/inc/widgets/posts-slider/views/widget.php on line 31

Comprar no crédito: 4 dicas para não se endividar!
Dicas

Comprar no crédito: 4 dicas para não se endividar!

Comprar no crédito hoje em dia é bastante comum devido às facilidades que este tipo de pagamento proporciona. Mas, se não houver um planejamento financeiro é fácil ficar no vermelho e se endividar cada vez mais.

Será que é possível usar o cartão de crédito sem mergulhar nas dívidas? Ou a opção de compra no débito é a mais indicada? É sobre isso que vamos falar neste texto! Confira!

Compra no débito ou no crédito: saiba qual a mais indicada

A opção de débito é uma compra à vista. Por meio dela, o usuário utiliza o saldo da sua conta no banco. É também uma excelente alternativa para quem não gosta de levar dinheiro em espécie, principalmente para os pequenos gastos do dia a dia.

Basta apresentar o cartão de débito em locais que aceitam esse tipo de pagamento, digitar a senha e pronto, a compra está feita e o valor será imediatamente deduzido da conta corrente. Não há parcelas a serem pagas, nem dívidas.

Já o cartão de crédito é a opção utilizada por quem não tem o dinheiro no momento da compra. É uma espécie de empréstimo garantido em que você deve reembolsar o valor pago à financeira que administra o cartão. Vale a pena lembrar que, ao contrário do que muitas pessoas dizem, ele não é um vilão. Inclusive, pode ser um aliado se for utilizado da forma certa.

Geralmente, pessoas que não têm o controle das finanças acabam tendo muitos problemas com dívidas e, nesses casos, é mais apropriado usar o débito. Mas, quem controla as finanças, não gasta mais do que ganha e tem sempre um valor sobrando para as compras no crédito, pode ter benefícios utilizando essa opção, como o acúmulo de pontos em programas de recompensas, milhagens, prazos especiais e outras vantagens.

5 dicas para evitar ficar no vermelho

Agora vamos lá descobrir como utilizar o cartão de crédito e não ficar no vermelho? Confira as dicas a seguir!

1. Controle os gastos mensais e o uso do limite de crédito

Um dos motivos que mais levam as pessoas a se endividarem é o mau planejamento dos gastos. Essa parece uma regra óbvia, mas que infelizmente poucas pessoas seguem. Com o descontrole e a ilusão de um limite de crédito alto, fica mais fácil ultrapassar o valor mínimo de compras para uma vida financeira saudável. Então, a dica é simples: nunca gaste mais do que ganha!

2. Fuja das compras parceladas

Os parcelamentos podem ser muito úteis para comprar produtos que você realmente precisa, principalmente se houver um planejamento financeiro antes. Se não for nesses casos, não se deixe iludir por essa facilidade, mesmo que o vendedor insista que “você não vai nem sentir as parcelas”. Lembre-se disso especialmente na hora de comprar de itens por impulso, ou seja, que você não precisa ou que simplesmente não tem dinheiro para pagar.

3. Pague o valor total da fatura

A fatura do cartão de crédito deve ser paga sempre integralmente, pois quando se trata de juros, os mais altos são dos bancos e operadoras de cartões de crédito. Então, pague o valor total e faça isso até o dia de vencimento. Assim, você não paga juros altíssimos, nem acumula mais dívidas para o próximo mês.

4. Crie uma planilha para controlar os gastos

Uma excelente alternativa para controlar as contas e poder utilizar tanto o crédito quanto o débito sem acumular dívidas é planejar os gastos e controlá-los por meio de uma planilha financeira.

Com ela você acompanha os gastos, as parcelas a vencer e sabe exatamente quanto ainda pode gastar. Existem diversos modelos disponíveis de graça na internet. Além disso, alguns aplicativos criados especificamente para este propósito serão de grande utilidade.

Como você pode notar, é possível manter um cartão de crédito sem ficar no vermelho. Mas, é preciso bastante cautela e seguir as dicas que apresentamos. Desse modo, você aproveita os benefícios dessa modalidade e aproveita para comprar aquele pacote de viagem dos sonhos ou garantir um passeio em família no feriado!

Achou este post útil? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e mostre para eles que é possível comprar no crédito sem se endividar!

Posts relacionados

1 Comentário

  1. Elizete Santos Souza Pinheiro

    Muito bom a dica vou tirar e por em prática também veleu

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *