Não há como fugir, todos os pais terão saber como lidar com birras durante o crescimento de seus filhos. Por isso, é necessário entender esse comportamento e saber como trabalhar para evitar que isso aconteça e seja sinônimo de stress.
A melhor forma de encarar esses momentos quando surgirem é desenvolver estratégias para contornar a situação, agindo de modo que não magoe ou cause traumas. A birra ocorre quando a criança está aprendendo sobre suas emoções, o que torna a observação dos pais um ponto chave para identificar maneiras de resolver.
No entanto, esse estágio da infância que tanto aflige pais e mães é essencial para o crescimento emocional e psicológico dos pequenos.
Continue a leitura para entender melhor e descobrir o que acontece e como lidar com as birras de seus filhos!
Por que as crianças fazem tanta birra?
Chorar, gritar, se jogar no chão e espernear. Quando se deparam com esses acontecimentos muitos pais não sabem o que fazer. Acreditando ser tolice ou apenas um meio de conseguir o que quer, por vezes os pais ignoram e deixam passar um estágio muito importante do desenvolvimento da criança.
A birra é a maneira de manisfestar a insatisfação quando elas ainda não sabem expressar o que sentem, mas também é uma forma para testar a paciência dos responsáveis. As razões para desencadear as crises são diversas, vão desde questões simples como fome, sono ou aquela frustração por não levar o brinquedo que tanto queria em uma loja.
Como lidar com birras das crianças?
Para saber como identificar quando é birra ou não, a observação é o melhor caminho. A idade é a primeira coisa a se pensar: quanto mais novas, menos elas entenderão o que estão fazendo e por que não deveriam agir de determinada maneira.
Se forem crianças de até 2 anos, mudar o ambiente e distraí-las com brincadeiras ou outras formas de entretenimento funcionam muito bem. As crianças entre 2 e 4 anos já estão mais entendidas, o que permite conversas de esclarecimento.
Certifique-se de que não sejam necessidades fisiológicas ou algum mal estar antes de pensar que é apenas birra. Após ter certeza do que está acontecendo, tenha controle e mantenha a postura para não ceder às vontades das crianças.
Qual a importância da birra na formação dos pequenos?
Quando nascemos, nossos cérebros ainda não estão totalmente desenvolvidos. A área responsável pela reflexão, pensamento analítico e resoluções é uma das partes inacabadas, localizada na massa cinzenta superior. Isso quer dizer que, por não saberem como se expressar, as crianças exageram em suas reações, que configuram a famosa birra.
Essa parte tem grande importância para a construção da psique infantil, que servirá como base para os comportamentos futuros. Por isso, manter a calma para dialogar é prioridade. Ao se estressar, você estará perdendo o controle junto com a criança, o que dificultará que a situação seja resolvida.
A dificuldade de entender e se controlar de alguns pequenos pode indicar que algo está errado, acendendo um sinal de alerta. Saber como lidar com birras é primordial para o desenvolvimento emocional mais estável e saudável dos filhos.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.
Posts relacionados
Receba nossas novidades!