Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/magiccity/www/blog/wp-content/themes/gillion/inc/widgets/posts-slider/views/widget.php on line 31

Veja 10 brincadeiras para fazer em família e se divertir à beça
Dicas

Veja 10 brincadeiras para fazer em família e se divertir à beça

Com o excesso de compromissos no cotidiano fica cada vez mais difícil conseguir um tempo para curtir com a família, certo? Apesar das dificuldades, há opções simples para reunir as pessoas que você ama e guardar boas memórias desses momentos. Entre as alternativas mais divertidas para se fazer estão as brincadeiras em família.

Adotar jogos como passatempo garante um melhor desenvolvimento das crianças e ainda reforçam os vínculos da família. Trata-se de uma maneira acessível e capaz de deixar todos juntos, evitando a interferência de aparatos tecnológicos e garantindo que todos aproveitem apenas as brincadeiras.

E as possibilidades são infinitas! Além das brincadeiras e jogos mais conhecidos, é possível deixar a imaginação e a criatividade trabalharem para que vocês inventem outras alternativas de acordo com seus gostos ou com o que se tem em casa. O que vale é a intenção e a importância desse tempo de qualidade entre pais e filhos.

Acompanhe a leitura para descobrir brincadeiras em família para ter momentos de lazer incríveis!

1. Mímica para se divertir com a criançada

Essa é uma brincadeira clássica e faz muito sucesso. Nela, uma pessoa deve fazer mímica (gestos e ações) sem dizer uma palavra para que os demais adivinhem o que é. As sessões podem ser divididas em categorias como personagens, objetos, animais e muitas outras possibilidades.

Também podem ser utilizadas cartas para ajudar na adivinhação, mas isso fica a critério dos jogadores. Essa é uma brincadeira muito engraçada, já que nem sempre os gestos fazem sentido e fica quase impossível adivinhar.

2. Jogos de tabuleiro e brincadeiras em família

Esse tipo de brincadeira é uma excelente forma para estimular o aprendizado dos pequenos. Os jogos têm as mais diversas temáticas e ensinam desde as responsabilidades cotidianas, como o “Jogo da Vida”, até como desenvolver estratégias para alcançar seus objetivos, como é o caso do jogo “War”.

Outras opções são o xadrez, damas e dominó, que também fazem parte dos jogos de tabuleiro e exigem raciocínio para vencer, o que ajuda a desenvolver e trabalhar diversas habilidades.

3. “O que é o que é” e jogos de adivinhação

Brincadeira tradicional que passa de geração em geração, “o que é o que é” continua sendo um sucesso até hoje!

É um jogo de perguntas e respostas em que uma pessoa faz uma pergunta, geralmente com trocadilhos e pistas, para que os demais adivinhem do que se trata. As perguntas costumam ser engraçadas e exige que as crianças pensem bastante.

Para incrementar a brincadeira, é possível estabelecer um tempo para respostas ou que sejam realizadas prendas para quem errar.

4. Jogo da memória para todos ficarem espertos

Todo mundo já brincou do jogo da memória ao menos uma vez na vida! Trata-se de pares de cartas que são embaralhadas e colocadas viradas para baixo, em que cada pessoa tem uma chance por rodada para encontrar os pares. Vence quem tiver conseguido o maior número de pares no final da brincadeira.

5. Mensageiro oculto

Essa brincadeira se assemelha muito ao amigo secreto, mas tem um diferencial: em vez de entregar algo, são trocadas mensagens. Cada pessoa escreve vários recados em cartões sem se identificar. Depois, um por um os participantes vão retirando os cartões e, após a leitura, tentam adivinhar quem escreveu.

A parte mais interessante é que, quando a pessoa erra, ela deve pagar uma prenda escolhida por quem escreveu a mensagem. Assim, a brincadeira fica ainda mais divertida! As prendas podem ser as mais diversas, como cantar, dançar, fazer algo inusitado e muito mais, o que deixa o jogo ainda mais engraçado.

6. Bingo familiar

Para fazer essa brincadeira em família mesmo se não tiver os objetos adequados, tudo pode ser feito no improviso. Pode-se imprimir cartelas de bingo encontradas na internet, fazer o sorteio dos números escritos em pedaços de papel e, quanto aos prêmios, definir algo simbólico, utilizando brinquedos das crianças ou outros itens que sejam divertidos.

Quando a brincadeira iniciar, cada um vai marcando os números que saem no sorteio. Assim, aquele que marcar primeiro todos os número da cartela ganhará o prêmio daquela rodada. Mas existe um jeito de deixar o jogo mais interessante: se alguém vencer duas rodadas seguidas, o ganhador deve escolher se ficar com o novo prêmio e devolver o antigo ou manter o que ganhou anteriormente. Ao fazer isso, garante-se que todos os jogadores vão sair com pelo menos um prêmio.

7. Jogos verbais

Se o tempo está curto para preparar brincadeiras mais elaboradas, os jogos verbais são as soluções ideias para se divertir de um jeito bem acessível. Nesse jogo, não são necessários brinquedos ou outros objetos, ele consiste em escolher temas e fazer rodadas de perguntas sobre eles.

Por exemplo, se o assunto escolhido foi “cinema”, são elaboradas perguntas sobre o tema e uma pessoa é a responsável por realizar as perguntas e as outras respondem. Para tornar ainda mais divertido o momento, defina regras como as duas pessoas devem ficar com a mão no ar e baterem na mesa se souberam a resposta. Quem for mais rápido tem o direito de responder, mas, se errar, o ponto vai para seu oponente. Ao final, vence quem acertar mais respostas corretamente.

8. Karaokê para cantarem juntos

É bem difícil encontrar alguém que não goste de cantar no karaokê. Até mesmo aqueles que batem o pé dizendo que não gostam acabam se rendendo à cantoria e se divertem muito! Apesar de parecer complicado, hoje em dia está bem mais fácil fazer essa atividade em casa. Cantar se torna um momento de descontração e intimidade, conectando mais a família.

Para fazer um karaokê em casa, é só ter um microfone, conectá-lo ao computador e buscar por ferramentas de karaokê online (pode ser até mesmo no YouTube). Para incrementar ainda mais a brincadeira, podem ser sorteados diferentes estilos musicais, e a pessoa deve cantar uma música conforme o sorteio. Pronto! A diversão está garantida.

9. Acampamento ou piquenique cheio de diversão

Mesmo sendo brincadeiras que geralmente são feitas feras em áreas externas, é possível improvisar e fazer um piquenique ou acampamento até mesmo dentro de casa!

Montar um acampamento ou definir a alimentação de um piquenique estimulam a cooperação de todos para ter um bom resultado. Para facilitar os processos, o ideal é definir tarefas que cada pessoa deverá fazer, mas mostrando que ao final as ações individuais se tornam coletivas e são fundamentais para o resultado.

Dessa forma, a criatividade também é estimulada, uma vez que podem ocorrer alguns contratempos e será preciso resolvê-los. Criar um acampamento ou piquenique são maneiras de ter muita diversão e aprendizado ao mesmo tempo.

10. Passa a bola

Ideal para brincar na piscina, esse jogo não tem limites para o número de participantes: quanto maior o número de pessoas, mais divertido!

Em uma fila, a bola é passada de uma pessoa para outra, alternando entre passar por cima da cabeça e o outro por debaixo das pernas.

O último da fila deve nadar até o início e recomeçar a brincadeira até que todos voltem para a posição que estavam no começo do jogo. Para ficar ainda mais interessante, divida duas equipes para competir qual é a mais rápida.

Passa a bola também é uma ótima maneira para as crianças conhecerem novas amizades e o Magic City é uma boa oportunidade para isso, já que conta com um parque aquático com ótimas opções de piscinas.

As brincadeiras em família fortalecem a união e são momentos alegres que devem ser compartilhados com quem se ama. Esses momentos têm muito valor, mesmo que sejam simples.

Se interessou pelas dicas? Então faça sua reserva em nossas pousadas para colocar em prática todas essas brincadeiras, além de passear e aproveitar dias incríveis com sua família!

Posts relacionados

1 Comentário

  1. Colorindo

    Amei muito as dicas!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *